Subsídios

Subsídio Para Lição 09
A Vinda de Jesus em Glória
Já aprendemos em lições anteriores que a segunda vinda de Jesus se dará em duas etapas. Na primeira etapa Jesus virá até as nuvens e dará ordem a seus anjos para arrebatarem  os salvos. Os que ficarem na terra passarão pela Grande Tribulação. Enquanto a terra estará passando pela Grande Tribulação, os salvos estarão no céu, que, após receberem os galardões, celebrará , nestes sete anos, As Bodas do Cordeiro. Ao final da Grande Tribulação, se dará a segunda etapa da segunda vinda de Cristo. Se na primeira etapa Jesus veio buscar a Igreja, nesta segunda etapa, Ele virá com a Igreja. Se na primeira etapa Jesus veio até as nuvens, nesta segunda etapa, Ele virá até a terra, para livrar Israel e derrotar o Anticristo e implantar o reino milenial.
O que é a volta de Jesus em gloria?
É exatamente a segunda etapa da vinda de Jesus Cristo. Chamamos também de volta triunfal de Cristo, exatamente porque Ele virá para triunfar, para vencer, para derrotar os inimigos triunfalmente. Sobre esta vinda triunfal profetizou os profetas, os apóstolos, e o próprio Cristo:
Is 9.6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  
Dn 7.13: E eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; dirigiu-se ao ancião de dias, e o zeram chegar até ele.
Mt 6.10: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Quem Virá Com Jesus?
Diz Claudionor de Andrade que a Igreja, que foi arrebatada antes da Grande Tribulação, virá com Jesus.
Quando Acontecerá?
No fim da Grande Tribulação, quando Jesus virá com a Igreja, como já foi explicado acima, para Livrar Israel das garras do Anticristo e das nações por ele comandadas no vale do Armagedom.
Objetivos da Volta Triunfal de Cristo
Claudionor Correa de Andrade aponta pelo menos, quatro objetivos. São eles:

1 – Punir os ímpios
Jd vv.14,15: E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram,  e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
2 – Socorrer Israel
Zc 14.1 - 4: Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão nomeio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade. E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como no dia em que pelejou no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente. E haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
3 – Levar Israel à conversão nacional
Zc 12.7 -10: E o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas sobre Judá.
Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito
.

4 – Derrotar as forças do Anticristo e implantar o milênio
Ap 20. 1 – 4: E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Por Adriano Teixeira
Bibliografia
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisa. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 2004
CABRAL, Elienai. Escatologia: o estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 1998.
SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008




Subsídio para a Lição 08
A Grande Tribulação
Palavra Introdutória
Ao longo da Existencia humana na face da terra, já presenciamos muitos coisas que trouxeram grande sofrimento a humanidade. Desastres naturais como tsunamis, terremotos, furacões. Desastres causados pelo próprio homem como acidentes nucleares, e os maiores como as duas grandes guerras mundiais. Mesmo causando grande sofrimento, tais acontecimentos não se compararão aquilo que acontecerá no período de Grande Tribulação. O proprio Jesus afirmou em Mat. 24. 21: “Porque haverá então grande aflição como nunca houve desde o principio do mundo até agora, nem tão pouco haverá”.
O que será a grande tribulação?
Significado da Palavra:
Segundo o Pr. Elienai Cabral
 Na língua grega do novo testamento, tribulação aparece como thilipsis que significa “colocar uma carga sobre o espírito das pessoas”. Na tradução vulgata latina, a palavra é tribulum e se refere a uma espécie de grade para debulhar o tigo. Ou seja: instrumento que o lavrador usa para separar o trigo da sua palha. A ideia figurada, aqui, é a de afligir, pressionar. (CABRAL, 1998. P 47)
Santos traz a definição de Chaplin que diz:
Há duas palavras hebraicas e gregas para tribulação. No hebraico temos ‘tsar’ e ‘tsarach’, ‘aflição’, ‘estreiteza’; no grego ‘thilibo’, ‘pressionar’, ‘oprimie. ‘atribular’ e ‘Thilipsis’, ‘pressionar, ‘opressão, ‘tribulação’. Todas tem a ver com aflição causada por alguém. (SANTOS, 2008. P 150)

P. Claudionor de Andrade dá a seguinte definição:
“na língua hebraica,m a palavra  angustia é particularmente forte: tsará, que significa, ainda, necessidade e esposa rival. Evoca este termo as contendas  entre Penina e Ana, que levaram esta a uma aflição quase que indescritível (1 Sm 1.15). (ANDRADE, 2004. P 55)

Enfim, todos os termos estudados dá ideia de sofrimento, aflição, angústia. É exatamente isto que será o período da Grande Tribulação, um período de grande sofrimento e aflição, qual nunca houve nem jamais haverá sobre a face da terra..



Termos para Tribulação no Antigo Testamento
Dia do Senhor (Sf 1. 14 – 18;Zc 14.1-4)
A  Angustia de Jacó (Jr 30.7)
A Grande Angustia (Dn 12.1)
O dia da vingança (Is 63.1-4)
Termos para Tribulação no Antigo Testamento
Período de Grande Aflição (Mt 24.21)
Grande Tribulação (Ap 7.14)
Pra quem será a grande tribulação?
Será para os judeus, que ainda não receberam Jesus como o Messias prometido, e para os ímpios e desviados, que não estarão preparados quando acontecer o arrebatamento da Igreja. A Igreja não estará na terra durante a Grande Tribulação, pois já estará no Céu, participando das Bodas do Cordeiro.
Quando acontecerá a grande Tribulação?
A Grande Tribulação se instalará aqui, logo após o Arrebatamento da Igreja. Há vários versículos na Bíblia que nos dizem que a Igreja não passará por ela, pois será arrebatada antes.
Ap 3. 10: Como Guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
I Ts 1.10: E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
I Ts 5.9: Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso senhor Jesus Cristo.
Lc 21.35,36: E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados a vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Quais os propósitos da Grande tribulação?
Pr. Claudionor Correia apresenta quatro objetivos (propósitos) da Grande Tribulação. São Eles:
1 – Levar os homens a se arrependerem de seus pecados (Ap 16.11).
2 – Destruir o império do Anticristo (Ap 16.10).
3 – Desestabiliza o atual sistema mundial (Dn 2.34,35)
4 – Implantar o reino de Nosso Senhor Jesus Cristo (Dn 2.44)
Qual o tempo da Grande tribulação?
Santos  diz que “esse período terá uma duração de sete anos”(SANTOS,2008. P ). Enquanto a Igreja estará no Céu nas Bodas do Cordeiro, será implantada na terra a Grande Tribulação, que, como já foi dito, terá uma duração de sete anos. Serão três anos e meio de uma falsa paz.  Após essa falsa paz o Anticristo se revelará.
Cabral diz que “não há texto bíblico mais explicito quanto ao tempo da Grande Tribulação do que a profecia de Daniel 9.24  -27 acerca das setenta semanas determinadas por Deus para a manifestação dos juízos de Deus sobre Israel e sobre o mundo (CABRAL, 1998. P 49).
Conclusão
A Grande Tribulação será um período de grande aflição para aqueles que não participarem do Arrebatamento da Igreja. Grande sofrimento, angustia, aflição haverá, tal qual nunca mais acontecerá na face da terra. Estejamos alertas, porque Jesus virá buscar a sua Igreja. Enquanto a terra estará mergulhada em dor e sofrimento, a Igreja estará no Céu com Jesus.   
Por Adriano Teixeira
Bibliografia
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisa. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 2004
CABRAL, Elienai. Escatologia: o estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 1998.
SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008



Subsídio para a lição 07
As bodas do Cordeiro
            Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, bodas significa “festa de casamento (Jz 14.12; Mt 22.2)”. Portanto, quando se fala em bodas, esta se falando de casamento, sim, bodas do cordeiro e festa de casamento de Cristo (cordeiro) e a sua amada noiva (Igreja). Na Ensinador Cristão deste trimestre, encontramos que “a palavra ‘bodas quer dizer enlace matrimonial, casamento, festa ou banquete em que se celebram as núpcias”. Depois de a Igreja padecer, ela, depois de ser adornada com os galardões, participará de uma festa gloriosa “as bodas do Cordeiro”.
              As bodas será para Cristo, a Igreja, e os convidados. Esta festa está descrita em várias passagens bíblicas. Segundo Pr. Elienai Cabral, “de acordo com Dn 12.1-3 e Is 26.19-21, o Israel salvo da grande Tribulação e os santos do Antigo Testamento são os convidados especiais”. (CABRAL,1998.P45)
            As bodas do cordeiro acontecerá logo após a entrega dos galardões aos salvos. Durará sete anos. Exatamente os sete anos de Tribulação. Ou seja, enquanto aqui na terra reinará a dor, a aflição, a angustia, a tristeza, a Igreja estará participando da maior festa de casamento de todos os tempos. Sete anos de festa. Cabral afirma que acontecerá entre o arrebatamento da Igreja e a segunda fase da volta de Cristo  á terra. (CABRAL, 1998. P 44).

            Com certeza, pela ordem dos acontecimentos, este evento se dará no Céu. Sete anos de festa no Céu! Que glorioso será. É por isto que a Igreja deve estar em aleta, tal qual a noiva que espera ansiosa pelo dia do seu casamento, assim devemos nós estar. Aguardando a vinda do Senhor.

Subsídio para a lição 06
O Tribunal de Cristo
Quando acontecerá?
Assim que a Igreja se dirigir ao encontro com o Senhor nos ares, antes de entrar para o descanso eterno.
O que será?
Será uma espécie de julgamento.
Diferença entre Tribunal de Cristo e Trono Banco
Tribunal de Cristo: Julgamento das obras dos crentes salvos. Não haverá condenação, mas apenas uma avaliação das obras de cada um.
Trono Branco: Julgamento dos ímpios, onde serão condenados pelas suas obras más.
Etimologia da palavra Tribunal no Grego
A palavra no grego para esse tribunal é “bema” e significa “pódio”, “lugar” ou “trono” para se receber “prêmios” ou “plataforma elevada de arbitragem e recompensa”.
Objetivos de tribunal
Embora tenha o significado de “pódio”, não é trazer uma classificação para ver quem ficou em primeiro lugar e quem ficou em último, mas simplesmente para que aqueles que se dedicaram na realização, da obra do Senhor na terra recebam, da parte de Jesus, a justa recompensa pelos seus atos. (II Co 5.10).
A proposta desse julgamento será de julgar:
. As atitudes do crente para com Deus e o próximo:
. A natureza da Espiritualidade
. As obras
. As reações do crente
. As motivações
Avaliação das obras
Refere-se a como utilizamos o que Jesus tem nos dado, para ganhar almas e trabalhar com elas.
Alguns pontos a considerar
Elementos da natureza mencionados por Paulo que servirão para provar a obra de cada um.
. Valiosos e duráveis: ouro, prata, pedras preciosas.
. Os de menor valor: madeira, feno, palha.
Galardão:
Galardão significa “recompensa”, “coroa”, “prêmio”.  Chegamos a conclusão de que com despenseiros dos mistérios de Deus, todo os crentes prestarão contas do que foi dado a cada um. O galardão por tanto, será a recompensa dada por Jesus a todos aqueles que apresentarem suas obras e elas resistirem ao fogo.

Bibliografia

SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008. P 135 – 141.



Subsídio para a lição 5
O Arrebatamento da Igreja
O termo “Arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, descrito aqui em 1 Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo. (Bíblia de Estudo Pentecostal)

Palavras Gregas Relativas ao Arrebatamento
Parousia – Significa literalmente “presença”, “ chegada rápida”, “visita”. Segundo o Pr. Elienai Cabral, na revista da Escola Bíblica Dominical do terceiro trimestre de 1998, esse termo ocorre na Bíblia 24 vezes. (CABRAL. 1998. P 33)
Epiphanéia – Significa “manifestação”, “vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. Flávio Santos diz que  a Epiphanéia seria a manifestação gloriosa de Jesus, sobre as nuvens, nos ares, momento esse em que os salvos são conduzidos até Ele para esse encontro glorioso, o que equivale a dizer que nesse instante somente a Igreja o verá, será uma manifestação invisível para os demais. (SANTOS, 2008. P 95)
O que precisamos entender sobre a Segunda Vinda de Jesus, é que se dará em duas etapas.
1ª Etapa – Acontecerá antes da Grande Tribulação, e Jesus virá somente até as nuvens e a Igreja será arrebatada a encontrar o Senhor nos ares.
2 Etapa - Acontecerá após no fim da Grande Tribulação, quando Jesus virá com a Igreja para livrar a Israel da grande Batalha do Armagedom.
Desta forma entendemos que a Parousia significa a segunda etapa da vinda de Jesus, quando Ele virá com a Igreja livrar a Israel da Batalha do Armagedom e implantará na terra o reino milenial. Já a Epiphanéia significa a primeira etapa da vinda de Jesus para arrebatar a Igreja, antes da Grande Tribulação.  Mas lembremos de que o termo Parousia é muito abrangente e em alguns casos pode sim, se referir ás duas etapas.
Quem Participará do Arrebatamento?
O próprio Senhor Jesus (1 Ts 4.6)
O Arcanjo (1 Ts 4.16; Dn 12.1; Zc 14.3,4; Ap 1.6,7)
Os mortos em Cristo (1 Co 15.51,52)
Os vivos preparados (1 Ts 4.17; 1Co 15.51)
Como será o arrebatamento?
Será uma surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36,42 – 44; 25.13)
Será invisível (1 Ts 4.17)  - será invisível para o mundo material, pois os salvos serão transformados.
Será imaterial (1Co 15.42,52,53)
Será muito veloz (1 Co 15.52)
Santos diz que “podemos analisar o arrebatamento por quatro ângulos distintos: será um tempo de grande alegria para os salvos; de grande angustia para os crentes que ficarem; de grande espanto para o restante da humanidade e de maior liberdade para a atuação do maligno” (SANTOS, 2008. P 97).
Por Adriano Teixeira

Bibliografias
Biblia de Estudo Pentecostal
 CABRAL, Elienai. Escatologia: o estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 1998.

SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008

Subsídio Para a Lição 4
Esteja alerta e vigilante, Jesus Voltará.
            Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o principio da criação. (2 Pd. 3,4).
            Nós como servos de Deus temos que está alerta pois Jesus voltará em Breve. Esta é a maior certeza que temos. A Bíblia esta repleta de versículos que comprovam que Jesus voltará para buscar a sua Igreja.
            Em Jo 14.3, o próprio Jesus disse que viria buscar a sua Igreja para que onde Ele esteja nós, a Igreja, Esteja também. A passagem Biblica que inicia este texto é uma palavra de profecia para os dias atuais. Estamos vivendo em meio a escarnecedores que não esperam mais a vinda d Jesus. Mas sabemos que ela é certa.
           
Como será a vinda de Jesus
Podemos citar alguns versículos da Bíblia que nos mostra que a volta de Jesus será de forma rápida e repentina.
            Mateus 24.27 diz que a vinda de Jesus será como um relâmpago. Para entendermos o que Jesus quis dizer ao comparar a sua vinda como um relâmpago temos que saber o que é um relâmpago e quais as suas características. O Pastor Marcos Antonio diz que o relâmpago é um clarão muito intenso e rápido produzido pelos raios, precedendo ou acompanhado o trovão. Ele nos dá algumas características do relâmpago, das quais quero destacar duas.
1 – Surpresa: Não se pode prever um relâmpago. Assim será a vinda de Jesus, imprevisível. Por isso que será surpreendente para todos. A Bíblia diz que não sabemos o dia e nem a hora em que há de vir o Filho do homem. (Mat. 25:13) (Mc 13: 33-37).
2 – Rapidez: O relâmpago acontece rápido de mais. Em fração de milésimos ele aparece e some. Assim será a vinda de Jesus. “num abrir e fechar de olhos (1 Co 15:52). É por isso que o crente tem que está constantemente preparado. Não se preparando, pois não haverá tempo para isso.
                Para demonstrar mais uma vez que a sua vinda será de forma repentina e inesperada, Jesus comparou a sua vinda como a vinda de um ladrão de noite (Mat. 24:43). Se alguém soubesse a que horas o ladrão viria, não seriam roubados jamais, pois o ladrão usa o fator surpresa e o descuido de suas vítimas. Muitos estão descuidados quanto a vinda de Jesus e por isso, serão surpreendidos quando tal fato ocorrer. Sobre Mat. 24:43, encontramos na Bíblia Pentecostal o seguinte comentário: “a inda de Cristo num momento desconhecido será tão inesperado quanto a chegada do ladrão que arromba a casa. Por isso, o discípulo dedicado deve estar preparado a todo momento, para a vinda do Senhor (v. 44).

Conclusão
Em Mat. 24.37 Jesus nos diz que assim como foi nos dias e Nóe, em que os homens comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, assim será também na vinda do Filho do homem. Havia nos tempos de Noé uma despreocupação com a vida espiritual, assim como hoje há. Não há nada de errado, em comer e beber, é até uma necessidade do ser humano, assim como não há nada de errado em casar-se, é até uma recomendação de Deus. Mas o que Jesus está se referindo ai é que os homens antediluvianos, ou seja, anteriores ao diluvio, eram pessoas preocupadas só com o material, só consigo. Ao ponto de se esquecerem que existia um Deus. Vemos exatamente essas características hoje, infelizmente até dentro da Igreja Cristã. O propósito de muitas Igrejas tem sido só pregar sobre riqueza, e esqueceram que a mensagem principal do Cristianismo é o calvário. É que Jesus morreu, ressuscitou, subiu ao Céu, e vai voltar para buscar a sua Igreja. Aqueles que não estiverem alerta, ficarão padecendo, mas aqueles que estiverem como o servo fiel, subirão para estarem para sempre com o Senhor.
Por Adriano Teixeira

Bibliografia
ANTONIO, Marcos. Jesus virá como um relâmpago. Disponivem em http://oarautoestudosesermoes.blogspot.com.br/2011/07/jesus-vira-como-um-relampago.html > acesso em 21 de janeiro de 2016

Biblia de Estudo Pentecostal

Subsídio para a lição 03
 Esperando a volta de Jesus
               
Infelizmente para muitos, a volta de Jesus tem sido motivos de tristeza e angustia, e em muitos casos, até de loucura, mas para a Igreja, como já foi estudado nas lições anteriores, de alegria, pois a volta de Jesus é hoje, a maior esperança da Igreja.
            Há uma grande diferença entre esperar a volta de Jesus e o fim do mundo. O meio secular, assombra as pessoas porque está esperando o fim do mundo. É o fim do mundo, pintado por eles é sempre de catástrofes, destruição e tristeza. Se formos analisar dentro do contexto bíblico, entendemos que este quadro, é verdadeiro, mas para aqueles que ficarão na grande tribulação, só que a Igreja tem um escape, pois ela não passará pela grande tribulação, pois será arrebatada. Pra quem ficar sabemos que será realmente motivo de tristeza, angustia, aflição. Mas para os que subirem será motivo de alegria. Como você esta esperando a volta de Jesus?  O certo é que não podemos estar tristes, desesperados, tais quais os que não conhecem a palavra de Deus.

Como devemos esperar a volta de Jesus?
Segundo Claudionor Correa:
1 – Vigiando Ap. 16.15: (Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas).  Devemos aguardar a vinda de Jesus vigiando, mas, vigiando o que? Vigiando exatamente os sinais que antecedem a volta de Jesus.  Jesus asseverou muito que a Igreja vigiasse:
a)    Mat.24.42: Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor;
b)    Mat. 26. 41: vigiai e orai, para que não entreis em tentação;
c)    Mc. 13.33: Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
Estes são só alguns dos muitos versículos da Bíblia que nos manda vigiar. Mas o que significa vigiar? Segundo o dicionário da Língua portuguesa, dentre os muitos significados do verbo vigiar esta velar, estar atento, estar de sentinela. É assim que devemos estar, atento aos sinais da vinda de Jesus, velando dia e noite sem permitir que qualquer coisa nos tire a atenção e percamos o dia do grande arrebatamento da Igreja de Cristo.
2 – Em santidade I Ts 3.13: Para confortar os vossos corações para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos. Devemos aguardar a vinda de Jesus sendo santos. E ser santo significa ser “separados”, “consagrados”, ou seja, ser exclusivamente para servir a Deus. Também encontramos vários versículos onde somos alertados sobre a necessidade de santificação. O próprio Deus exige santidade do seu povo porque Ele é santo (Lv 20.7).
3 – Irrepreensíveis I Ts 5.23: E o mesmo Deus de Paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Irrepreensível, segundo o minidicionário da Língua Portuguesa de Ruth Rocha, significa: que não merece repreensão. Já no minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno traz o significado de: perfeito, correto.  O que o apostolo Paulo quer dizer é que devemos tomar muito cuidado, para não nos deixarmos levar pelas coisas deste mundo, ao ponto de esquecermos que Jesus voltará. E devemos aguardar a sua vinda, prontos, sem que nada nesta vida venha a nos impedir de subirmos com Ele. Uma pessoa irrepreensível é aquela que não vive sendo chamada atenção por nada. Devemos aguardar a vinda de Jesus, irrepreensíveis. Sem motivos para sermos chamados atenção, a não ser pelo fato de não querermos participar dos pecados deste mundo.
4 – Amando a sua vinda 2 Tm 4.8: Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que amarem a sua vinda. Estamos vivendo momentos em que a “igreja” parece que não quer mais que Jesus volte. A doutrina pregada em muitas igrejas não é mais a doutrina dos apóstolos. O que vemos é o evangelho da facilidade, onde não se exige mais uma mudança de vida. O evangelho da prosperidade. Muitos crentes não estão mais esperando a volta de Jesus, na verdade muitos não querem nem que Jesus volte mais. Estamos vendo o evangelho do vem quem quer e fique como quiser. Por isso que muitos serão pegos de surpresa. Porque não amam a vinda de Jesus. Amar a vinda de Jesus e estar sempre preparados para quando Ele vier, pois não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que Ele vem.  
5 – Com paciência Tg. 5.7: Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Pacientes, é uma qualidade que tem sumido da geração atual. Vivemos em um mundo de pessoas estressadas, imediatistas, soberbas, que não esperam com paciência nem uma fila de banco, imagine a volta de Jesus? Quantos assassinatos em brigas de trânsito por falta de paciência. Pessoas não tem paciência mais pra nada nesta vida. Mas nós devemos esperar Jesus pacientemente. O salmista disse: esperei com paciência no Senhor! Você está esperando o Senhor com paciência? Ou nem está mais esperando Ele? No minidicionário da Língua Portuguesa de Silveira Bueno, um dos significados para a palavra “paciência”, é perseverança tranquila. Ou seja, é perseverar em algo, sem perder a calma, a tranquilidade. Insistir em algo e se aborrecer não é paciência. Temos que esperar Jesus, tranquilamente. Sem nos aborrecer, na certeza que Ele vem.
Por Adriano Teixeira
Fontes Bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisa. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 2004
BUENO, Silveira. 1989 - Minidicionário da língua portuguesa, FTD.
ROCHA, Ruth. 2001 – Minidicionário, Scipione.



Subsídio para a lição 2
Sinais que antecedem a volta de Jesus Cristo

            A maior esperança da Igreja de Cristo é, sem dúvida nenhuma, que Ele vai voltar em breve, para buscá-la, como prometeu.  Em João 14.3 está escrito: e, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. Agora, quando acontecerá? Aqueles que tentaram “adivinhar” sua volta foram extremamente envergonhados, pois o próprio Jesus disse em Mateus 24.30,36 que daquele dia e hora ninguém sabe.
            Não podemos determinar dia e nem a hora que Jesus virá buscar a Igreja, mas podemos observar os sinais que antecedem sua vinda. Que sinais são estes? Jesus falou a respeito dos sinais que antecederiam sua volta no dialogo com seus discípulos em Mateus 24.1-14.
1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar- vos- ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Profecia para Israel          
Ao estudarmos esta passagem bíblica temos que ter muito cuidado, pois ela se divide em profecias para Israel, e para Igreja. Algumas se cumpriram com Israel, outras ainda se cumprirão com a Igreja.

Sobre o texto de Mateus 24, o pastor Elienai Cabral, na revista da Escola Dominical do terceiro trimestre de 1998 diz que “os primeiros 14 versículos, é uma profecia com abrangência histórica e escatológica, onde, em primeiro lugar, diz respeito a Israel e, depois, refere-se à Igreja”. (CABRAL, 1998. P 24).
O templo na Época de Jesus, apesar de não ser tão imponente como era o templo de Salomão, mas ainda era impressionante para aquela geração. O diálogo do Capítulo que estamos estudando começa com os discípulos mostrando a Jesus a estrutura magnífica do Templo. Existiram três templos: o de Salomão, construído pelo mesmo no século XI A.C e destruído por Nabucodonozor, em 586 A.C. Décadas depois, liderados pelo Judeu Zorobabel, após 70 anos de exílio, reconstruíram o templo, Essa primeira reconstrução terminou em 515 antes de Cristo. Ele foi reformado por Judas Macabeus em 164 antes de Cristo. A imponência e fama que teve o segundo templo, veio graças à intervenção de Herodes o Grande, que ampliou de forma monumental aquilo que existia. As obras iniciadas com Herodes duraram diversos anos, tendo terminado somente em 64 depois de Cristo.

E Jesus começa a falar profeticamente para eles, primeiro se referindo a Israel, que não ficaria ali pedra sobre pedra. Profecia já cumprida, pois no ano 70, o General Romano Tito, destruiu o templo de Jerusalém, por ocasião da revolta dos Macabeus.  

Profecias para a Igreja
           
   Na Revista da Escola Bíblica Dominical, do 2° trimestre de  2000, o pastor Elinaldo Renovato divide essas profecias em seis categorias. São elas: Sinais na esfera religiosa: falsos cristos e falsos profetas (vv4, 5,11), falsos ministros do evangelho, a globalização do evangelho (v 14); Sinais do Céu: Em Atos 2.19, diz “ e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baio na terra”; Sinais embaixo na Terra (v 7), secas e catástrofes ecológicas (At 2.19); Sinais na vida política: guerras e rumores de guerras (v 6), formação de blocos econômicos; Sinais na vida sócio-econômica: fomes (v 7a), pestes; Sinais na vida moral: aumento da iniqüidade (v 12), depravação, como nos dias de Ló (Lc 17.28; Gn 19).
Flávio Santos, também, fala dos sinais da volta de Jesus  e dos sinais que antecedem essa volta. Mas antes ele diz que “é importante dizer que a menção que Jesus faz dos sinais de seu retorno, exclusivamente em Mateus 24 e 25, devem ser analisados sob dois aspectos: ora ele se refere a fatos sobre sua vinda pessoal a esta terra, e que todos o verão; ora se refere à sua vinda nas nuvens para arrebatar a Igreja”. (SANTOS, P 104). O que temos que entender é que a segunda vinda de Jesus se dará em duas fases: na primeira fase ele virá nas nuvens arrebatar a Igreja, na segunda fase, ele virá pessoalmente, com a Igreja, depois dos sete anos de tribulação para livrar Israel, que enfim, o reconhecerá como o Messias.
Sobre os sinais que antecedem a volta de Cristo, na primeira fase, ou seja, para arrebatar a Igreja, escreveu Santos que haverá: aumento da iniqüidade; pecado não será mais pecado; falta de amor; proliferação de falsos profetas; sinais como fome, peste, violência, terremotos, guerras; florescimento da figueira, que é Israel. Isso aconteceu em 1948, com o renascimento de Israel; apostasia; e, como profetizou Daniel, o aumento do conhecimento,ou multiplicação do conhecimento.  

Conclusão

Não devemos estar preocupados tentando adivinhar o dia que Jesus voltará, mas sim em sermos fieis a Deus em tudo para que aquele dia não nos pegue de surpresa tal qual aconteceu com aquelas cinco virgens loucas que não tinham azeite o suficiente. Quando o noivo chegou, elas ficaram de fora do casamento. Vigemos para ficarmos de fora da maior festa de casamento que acontecerá, as bodas do cordeiro, que durarão sete anos. Enquanto a Terra estará passando pela grande tribulação, a Igreja estará no céu, celebrando as bodas do cordeiro. 

Por Adriano Teixeira 

Fontes Bibliográficas:

CABRAL, Elienai. Escatologia: o estudo das últimas coisas. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 1998.
RENOVATO, Elinaldo. Os Ensinos de Jesus para o homem atual. Lições Bíblicas, RJ. Abr/ Mai/Jun. 2000
SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008

           
           


Subsídio Para a Lição 1 da EBD (03/01/16)

Escatologia, o estudo das últimas coisas.

                 

Significado da Palavra Escatologia

  
Antes de falar de escatologia, primeiro quero trazer o seu significado segundo o minidicionário da língua portuguesa, de Silveira Bueno: doutrina das coisas que deverão acontecer no fim do mundo. Em segundo lugar trago a definição que está no minidicionário Ruth Rocha, onde a definição, praticamente é a mesma: doutrina sobre o fim do mundo. Em terceiro ainda, quero trazer a definição para o termo escatologia, que está no dicionário da Bíblia de Almeida, onde está escrito que escatologia é a doutrina a respeito das últimas coisas (segunda vinda de Cristo, ressurreição, juízo final, Céu e Inferno). Dentro do parêntese estão os assuntos estudados na Escatologia Bíblica.
         Quero trazer ainda a definição etimológica da palavra, encontrado na revista de escola bíblica dominical do terceiro trimestre de 1998, dada pelo pastor Elienai Cabral: Escatologia é um termo constituído de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por “últimas coisas” e “tratado” ou “estudo”. É o estudo acerca de coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia. (CABRAL. 1998, P4)
           

A preocupação do homem com o futuro


Fim do mundo, numa linguagem mais popular, ou estudo acerca das últimas coisas, numa linguagem mais técnica, o certo é que este assunto tem preocupado o ser humano ao longo de sua existência. Estar preocupado com o fim do mundo é estar preocupado com o futuro, sim, o homem a muito que tem se preocupado com seu futuro. Pena que esta preocupação não faz com que ele procure a forma correta de escapar de um futuro sombrio para fazer parte de um futuro glorioso.
           Ao invés de estudar a respeito do assunto, prefere tresvariar, imaginando como seria “o amanhã”. Vê-se esta transvariação nas telas de cinema, nas grandes produções futurísticas onde se imagina um monte de coisas incríveis que acontecerão no futuro. Mas uma coisa pode-se observar ao analisar estes filmes, é que se tem lugar pra tudo no futuro pintado pelo homem, menos pra Deus. Não há nenhuma preocupação com seu lado religioso! Clássicos do cinema como “De Volta Para o Futuro”, mostra o desejo de o homem voltar ao passado viajando pelo tempo para concertar coisas, situações inconcertáveis, mas não se vê preocupação de se buscar ao todo poderoso, criador do universo. Noutro clássico, Star Wars, por exemplo, aflora-se o desejo que o homem tem de que haja outras galáxias, com outras formas de vida, tão ou mais inteligente que o ser humano, mas, mais uma vez não tem lugar para Deus na mente deste homem. Enfim, o homem sempre foi preocupado com o futuro, seja ele ateu ou religioso, só que tenta fugir desta realidade, (fuga da realidade), fugindo do que certamente virá, o fim de todas as coisas.
            Mas o que causa medo nos que não tem Deus na vida, para os servos de Cristo o futuro sim, é de esperança, de alegria. A esperança da Igreja de Cristo é a de estar para sempre com Ele (arrebatamento). Enquanto a terra estará em tribulação, a Igreja de Cristo estará com Ele no Céu, nas “bodas do Cordeiro”. Por isso que o assunto futuro, não causa medo aos fiéis.
       

Métodos de Interpretação da Escatologia

     Sobre o campo da escatologia Bíblica, pastor Elienai Cabral diz que: a escatologia tem sua base na revelação divina, ou seja, a Bíblia é a revelação de Deus à humanidade, e que a escatologia pertence ao campo da profecia, ou seja, a preocupação principal do estudo da escatologia é interpretar os textos proféticos das escrituras (CABRAL, 1998. P 4).
                   Outro ponto importante citado por Cabral são os métodos de interpretação da escatologia: são eles o método alegórico ou figurado, e o método literal e textual. Mas é preciso muito cuidado com esses métodos, pois grandes confusões têm surgido por pessoas irresponsáveis no uso de interpretações errôneas das escrituras, levando com isso muitos a crerem em heresias. Entre estes se pode falar dos vários falsos profetas que até já marcaram a volta de Jesus, quando na realidade “não sabemos o dia nem a hora”, “Jesus vírá como o ladrão de noite”, ou seja, de surpresa.  


Método Alegórico

Sobre os métodos de interpretação da escatologia também escreveu Flavio Santos. Sobre o modo alegórico escreveu: proclamar alguma coisa que significa outra, usar de palavras, fatos e contextos culturais, geográficos, políticos, naturais ou religiosos, apenas como referencial para dar pleno entendimento de uma verdade ou ensino que se quer transmitir. (SANTOS, 2008. P42). O nome já diz: modo alegórico traz uma alegoria, que não tem sentido literal. A confusão está em se interpretar textos que são alegóricos como se fossem literais e vice versa. É exatamente ai que muitos têm causado grandes confusões. Santos traz a seguinte explicação do teólogo R.N Champlin:

“A palavra aparece em Gálatas 4:24, sob a forma <alegóricas>, na expressão de alguma coisa por meio do nome ou imagem de outra coisa. Fazer a Hagar e seus filhos corresponderem  atual Jerusalém e aos judeus (que, na realidade, descendiam de Abraão e Sara, e não de uma escrava), parece uma estranha distorção. Mas Paulo apontava para o aspecto da servidão espiritual. Aqueles que se tinham deixado escravizar espiritualmente, tinham se tornado descendentes espirituais de Hagar e seu filho, e não de Sara e seu filho, o qual nasceu livre.” (SANTOS, 2008. P42)
                
Santo traz ainda alguns pontos que devem ser considerados sobre o modo de interpretação alegórica. São eles:

 - se o sentido de uma profecia é literal, não se deve interpretá-la alegoricamente para que o seu verdadeiro sentido não seja distorcido;

 - Quem faz alegoria está sempre buscando um sentido espiritual no texto e frequentemente acaba espiritualizando tudo;

 - Também se deve considerar o oposto do item anterior, ou seja, nem tudo dentro da Escatologia deve ser interpretado como literal;

 - A alegoria desprovida de embasamento bíblico-teológico abre espaço para maquinações elaboradas em mentes férteis que distorcem a palavra de Deus e perdem o sentido original do que o escritor tinha em mente quando produzia o texto sagrado.
           

Método Literal


Para o método literal da interpretação também se requer cuidados como, não levar tudo ao pé da letra e nem ignorar os contextos. Voltemos a Cabral, sobre o que ele fala da interpretação literal e textual: Esse é o método gramático-histórico. Isto é: se preocupa em dar um sentido literal às palavras da profecia, interpretando-as conforme o significado ordinário, de uso normal. A preocupação básica é interpretar o texto sagrado consoante a natureza da inspiração da profecia. (CABRAL, 1998. P 5) Mas na frente encontra-se um exemplo, dado por Cabral sobre interpretação literal:

Temos o exemplo bíblico da apresentação de João batista no texto de João 1.6, que diz: “houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João”. Notemos que o texto está falando literalmente de um homem, cujo nome, de fato, era João. Os termos empregados referem-se literalmente a alguém fisicamente. Mais tarde, João Batista, ao identificar Jesus, usou uma linguagem figurada, quando diz: “Eis aí o Cordeiro de Deus”, Jo. 1.29. Na verdade, Jesus era um homem real e literal, mas João usou a forma figurada para denotar o sentido literal da pessoa de Jesus. (CABRAL, 1998. P 5)
                
Com estes dois exemplos compreende-se bem a diferença entre a interpretação figurada ou alegórica, e a interpretação e textual.


Pensamento Escatológico das Principais Religiões

            
      Esse pensamento sobre futuro, fim do mundo, escatologia, não é algo só do cristianismo não. Outras religiões também têm sua crença na escatologia. Vejamos alguns, na ótica de Santos:

- Budismo: o desfecho final chega quando atingem o Nirvana (soprado para fora), ou seja, quando o indivíduo extingue todos os seus desejos, vivendo uma vida de desapegos a tudo aquilo que lhe possa dar prazer, pois a busca por ele é que leva o homem ao egoísmo, à inveja e á destruição;

 - Islamismo: creem em um dia na eternidade, em que estarão para sempre desfrutando de muito prazer, paz e felicidade;

 - Judaísmo: Para os judeus, o fim virá no momento em que Jeová, através do Messias esperado (para o Judeu, Jesus não era o Messias), dominará todo o mundo e colocará Israel por cabeça;

 - Espiritismo: Crêem que através de sucessivas reencarnações, o espírito vai sendo aperfeiçoado até atingir a perfeição;

 - Catolicismo: Apesar de sua doutrina ser praticamente igual a dos cristãos evangélicos, na pratica, seus rituais assemelham-se ao espiritismo; tem simpatia pelas religiões orientais e as seitas têm caminho aberto entre eles.

- Hinduísmo: é uma mescla da maioria das religiões e seitas, aliás, uma grande maioria saiu do seu meio. Acreditam em uma nova era de paz e harmonia envolvendo o homem e a natureza.  
                Os adeptos do Hinduísmo tem patrocinado a produção de filmes e desenhos animados onde eles propagam suas doutrinas para um alvo inocente ás suas filosofias, que são as crianças. Como exemplo confira o AVATAR, a Lenda de YANG e AVATAR, a lenda de KHORA. São desenhos que trazem em seu roteiro a doutrina Hinduísta.

Conclusão
       
                Como cristãos verdadeiros, não se pode ter medo do futuro, mas sim, alegria. Pois o futuro da Igreja é o Céu. Sim, o Céu é a esperança de todos aqueles que crêem em Jesus como salvador do mundo. Ele disse:
 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.1-3).
 Paulo escreveu aos tessalonicenses:  
"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4.13-18).
              Portanto a nossa palavra é: Maranata, ora vem Senhor Jesus! Essa é a esperança da Igreja de Cristo na Terra.

Por Adriano Teixeira

Fontes Bibliográficas:

BUENO, Silveira. 1989 - Minidicionário da língua portuguesa, FTD. 
CABRAL, Elienai. A Importância da Escatologia Bíblica. Lições Bíblicas, RJ. Out/Nov/Dez. 1998
ROCHA, Ruth. 2001 – Minidicionário, Scipione.
SANTOS, Flávio. Escatologia, revelações e juízos para o fim dos tempos. 3.ed.Pindamonhangaba: IBAD, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário